Qualidade de vida é o melhor pagamento que sua empresa pode oferecer

Você deve estar pensando: “o que essa menina acha que está fazendo com um título tão óbvio como esse?”, mas calma, eu prometo que o conteúdo do texto vai apresentar novos pontos de vista acerca do tema!
Eu tenho 23 anos e trabalho desde os 19, o que não me torna uma expert no mercado de trabalho, mas minha idade faz com que eu tenha um olhar mais esperançoso nas empresas e nas relações de trabalho. Passei por quatro empregos em duas áreas diferentes (Direito e Comunicação), e os poucos anos de experiência que tenho me fizeram perceber algumas falhas na forma que o empregador trata o empregado.

giphy (2)

Salário não é tudo

Foi-se o tempo em que as pessoas não se importavam em trabalhar muito, serem humilhados pelo chefe e fazerem um trabalho pouco satisfatório em troca de dinheiro. Cada vez mais há a tendência de que nada vale ter a conta bancária cheia se não sobra tempo livre para desenvolver hobbies, viajar e ficar ao lado da família.
Isso não significa, claro, que você pode pagar um salário de fome para o funcionário, mas sim que não adianta nada pagar bem se o ambiente de trabalho for um inferno! Respeito ao funcionário, horários de acordo com a lei e um ambiente livre de humilhações são essenciais para a pessoa se dedicar ao sucesso da empresa.

giphy

Mas precisa ter um pagamento decente, né?

Ok, não queremos sacrificar nossa saúde e nosso tempo para ter o carro do ano e morar em uma mansão, mas também não queremos dever para o banco, morar em um lugar ruim e não ter um centavo para jantar fora no fim de semana! Na área de comunicação, é muito comum empresas que se vendem no mercado como ultra descoladas, que pagam taxi pros funcionários que ficam além da hora e servem pizza, mas o funcionário depende daquela pizza pra conseguir jantar! Não tem como ficar motivado se você sente que o tempo que dedica ao trabalho não tem uma recompensa justa.

giphy (1)

A equação da felicidade

Digo hoje, com convicção, que encontrei um lugar que me deixa muito feliz no trabalho e fora dele! Quem me conhece sabe que eu vivo falando que eu finalmente encontrei um lugar que eu me sinto com vontade de sair da cama para trabalhar todos os dias sem sentir que estão me oferecendo menos do que eu ofereço para eles.
A equação da felicidade no trabalho envolve, principalmente, a preocupação da empresa com a qualidade de vida, mostrando que a felicidade do funcionário é importante. Se você realmente quer ter uma equipe motivada, é preciso investir não só em salário, mas em promover um ambiente que a pessoa se preocupe apenas em desenvolver um bom trabalho! Um funcionário que já está prevendo a próxima explosão de raiva do chefe descontrolado ou está preocupado com a falta de estabilidade no emprego não vai dar o seu melhor, e aí todo mundo sai perdendo.
O mundo ideal envolve um salário justo, direitos trabalhistas garantidos, chefia que respeita toda a equipe, um ambiente confortável e uma porta aberta para diálogo. Se o funcionário tem medo de fazer sugestões, é porque tem alguma coisa errada! E acredite, a longo prazo quem mais perde com essas falhas é a própria empresa.

1 thought on “Qualidade de vida é o melhor pagamento que sua empresa pode oferecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *